Bem-vindos a Freevlog 2.5
Um guia passo a passo para iniciar um videoblog de forma gratuita.

Porque é que isto é giro?
---> É grátis! Que mais é que querem?

Alto lá!
---> O que é um "vlog" e porque é que eu quero um?

Um vlog é um videoblog e você quer um porque, sinceramente, ninguém o vai querer ver na televisão. Mais, não ter esse tipo de condicionantes é um dos principais atractivos. Pode fazer o que quiser.


Ver o video

Fazer o download do video

Veja este vídeo onde nos apresentamos e ensinamos a usar este tutorial. Ainda não está acabado mas pode sempre espreitar (as coisas estão sempre a mudar e pode nunca chegar a ter uma versão final). Ou então passe à frente e faça as coisas â sua maneira. De qualquer das formas, se sentir dificuldades, envie-nos um .

Passo 0.5:
Antes de começar, faça um vídeo e transfira-o para o seu computador!

Declinação de Responsabilidade:

Este tutorial parte do princípio de que tem acesso a um computador, uma câmara e que pode fazer um vídeo. Essa parte do processo não é gratuita (quem dera!). Em função do que temos disponível, existem milhões de maneiras de fazer isso. Talvez depois de dormirmos um pouca façamos uns tutoriais acerca disso.

Não esquecer que, sem um vídeo, o passo 2 onde fazemos a captura de ecrã do vídeo, e o passo 4 onde fazemos a publicação do vídeo não fazem sentido.

Aqui ficam umas ajudas para que possa começar a fazer vídeos:

Usando o iMovie (Mac)

Usando o Movie Maker (PC)

Depois de feita a obra prima, é preciso comprimi-la
---> Veja os nossos tutoriais sobre compressão

À medida que formos fazendo novos tutoriais, colocamo-los no Freevlog Vlog. Pode subscrever os novos tutoriais aqui.

Usando
iMovie
Final Cut Pro
Windows Movie Maker

Muitos utilizadores de Windows têm-nos escrito a perguntar como é que podem fazer filmes Quicktime com o Windows Movie Maker. Não queriam mais nada pois não? Acham mesmo que a Microsoft vos deixava fazer isso? (No entanto é também verdade que não podemos fazer .wmv com o iMovie.) Uma sugestão: se tiverem o QuickTime player gratuito para Windows no vosso sistema podem usar o Avid Free DV ($0) para editar e comprimir filmes Quicktime. E ainda por cima beneficiam de um sistema de edição com mais funcionalidades que o MovieMaker. Utilizadores Mac não se preocupem. A Avid não se esqueceu de vocês. Avid Free DV também está disponível para Mac. Tutorial em breve (esperamos).

1º Passo:
Criar um Blog gratuito no Blogger

Porque é que isto é giro?
---> Blogs gratuitos personalizáveis! Vá lá, toda a gente está a experimentar! Até a Mãe do Steve tem um blog.

Com este tutorial aprende a criar uma conta gratuita no Blogger. Vá a blogger.com, crie uma conta, comece o seu blog e está pronto para virar a blogosfera do avesso.

Aqui está o nosso exemplo completo.

2º Passo:
Faça uma captura de ecrã no Mac

Porque é que isto é giro?
---> Todos queremos ser "cromos" dos computadores.

De seguida vão fazer uma fotografia pequena do vosso vídeo quando aparece no programa leitor de vídeo, de forma a que as pessoas que estiverem a ver o vosso blog percebam de imediato que existe um vídeo no blog! "Ó Marta, vê lá isto! Há um daqueles vídeos pequenitos neste blog! Tem aqui uma televisão pequena!"


Ver o video

Fazer o download do video

2º Passo (mas desta vez para utilizadores de PC):
Faça uma captura de ecrã no PC

Porque é que isto é giro?
--->É ser "cromo", mas desta vez numa linguagem diferente.

Mais do mesmo, mas desta vez para os utilizadores de PC! Querem saber um segredo? Não foi usado nenhum PC na execução deste vídeo. Mais, nenhum utilizador de PC foi usado por isso se a informação estiver errada, essa será a causa.

3º Passo:
Registar-se no Internet Archive e em OurMedia

Porque é que isto é giro?
---> Alojamento gratuito; Comunidade enorme para troca de conteúdos originais. E já referi que se costuma pagar por estas coisas de alojamento?

O seu blog no Blogger não aloja nem guarda o seus ficheiros. Podia pagar o alojamento a uma empresa (qualquer coisa como €60, mas se tiver muita procura e utilizar muita largura de banda, que é o caso quando falamos de vídeos, pode ser bastante mais), mas neste caso queremos fazer tudo de borla. O acordo entre o Internet Archive e OurMedia torna muito fácil o envio e alojamento dos seus conteúdos de forma gratuita, para sempre. Que tal?

Internet Archive
O Internet Archive é uma organização não lucrativa que foi fundada para criar uma "biblioteca na internet", com a intenção de oferecer acesso permanente a investigadores, historiadores, e académicos, ás colecções históricas que existem em suporte digital.

OurMedia
É um ramo do Internet Archive. Providenciamos alojamento e largura de banda gratuitos, para sempre, para os vossos vídeos, ficheiros de áudio, fotografias, texto ou programas. Para sempre. Sem ter que ler nas entrelinhas.

4º Passo:
Publicar o vídeo

Porque é que isto é giro?
---> Precisa mesmo de perguntar?

Ponha os seus vídeos na internet de forma a poder partilha-los com O MUNDO INTEIRO. É altura de brilhar. Seja uma estrela, um pivot de notícias, ou que raio, seja você mesmo.

Nota:
Normalmente funciona tudo como descrito mas de vez em quando leva uma eternidade. Tem melhorado com o tempo, mas como está a fazer isto de borla dê um desconto.

Publicar vídeos no site Ourmedia é possível para ficheiros até 20MB (embora esteja lá escrito que o limite é 10MB normalmente conseguimos enviar ficheiros maiores). O que fazer então se o nosso vídeo tiver mais que 20MB? Se está a seguir as nossas sugestões para a compressão dos filmes, então deve ter 4 ou 5 minutos para contar a sua história. Se não chegar, sugerimos que não divague e que faça o vídeo mais pequeno. Regra geral menos é mais, filmes mais pequenos são normalmente melhores. No entanto se precisar mesmo de mais tempo de filme, reduza o bit-rate. Isto provocará uma diminuição de qualidade da imagem, mas como por esta altura só a vossa Mãe é que estará a ver o filme, não têm que se preocupar.


Ver o video

Fazer o download do video

5º Passo:
Publicar o vídeo e as imagens no seu blog

Porque é que isto é giro?
---> Este é o momento porque sempre esperou! Os seus 15 minutos de fama.

Com estes simples passos publicamos o vídeo e a fotografia no blog. ATENÇÃO: É Preciso introduzir algum código HTML! Nãose preocupe que é fácil, e depois pode dizer que foi muito difícil.

Este passo está agora tão fácil, que até você consegue fazer!

6º Passo:
Preparar um RSS 2.0 Feed com Enclosures

Porque é que isto é giro?
---> As pessoas podem subscrever e fazer o download automático dos seus vídeos.

Esta é a parte mais complicada (e o vídeo mais longo) mas vale a pena. Basta preparar isto uma vez, e toda a gente saberá automáticamente quando tiver coisas novas para mostrar. Muito melhor que encher as caixas de correio dos seus amigos cada vez que tiver uma entrada nova no seu blog!

O que é o RSS?

7º Passo:
Junte-se à comunidade

Porque é que isto é giro?
---> Porque os videobloggers são pessoas espectaculares!

Bom, talvez não sejamos assim tão espectaculares mas devemos conseguir responder a qualquer pergunta que tenham sobre videoblogging.

Primeiro com o link do seu videoblog para que possa ser publicado em Freevlog Vlog.

De seguida, adira ao Videoblogging Yahoo Group e apresente-se. Vá também a VlogMap.org e clique em "submit vlog" para assinalar o seu lugar. Usaremos esta informação para que apareça nas directorias de videoblogging em Vlogdir.com e Videoblogging.info.

Não se esqueça de subscrever os seus videoblogs preferidos com o ANT e o Mefeedia.

Não se esqueça do juramento dos videobloggers:
Eu _________ prometo solenemente publicar vídeo regularmente. Prometo publicar vídeo mesmo quando não tiver tempo para o fazer, ou estiver cheio de sono. Prometo ainda ensinar outros a fazer videoblogs, ou no mínimo, indicar-lhes este site quando se sentirem inspirados ao ver os meus vídeos.

8º Passo:
Link de visibilidade

Porque é que isto é giro?
---> Passa a ter este gráfico todo giro na sua barra lateral e ao mesmo tempo dá-nos uma ajuda.

É assim que funciona a internet - se gosta de alguma coisa faz um "link". Quanto mais as pessoas fizerem "links" a uma coisa, mais esta aparece nos motores de busca como o Google. Por isso se fizer um link para nós estará a ajudar a espalhar a palavra. E como só demora 5 segundos a fazer, o que é que tem a perder?

Precisa de ajuda?

Envie-nos um email para
help@freevlog.org

English
Español
Português
日本語
Italiano
Deutsch

Interessado em traduzir Freevlog?
Envie-nos um email, estamos a tentar arranjar maneira de tornar mais fácil a tradução desta nova versão.

Serviços Gratuitos

Ferramentas Gratuitas

Comunidade

 Subscreva o feed do nosso tutorial!

os autores

Use este gráfico

faça "copy paste" deste código para o seu template

e agora tem isto:

e agora tem isto:

Freevlog 2.5 was written and created by Ryanne Hodson & Michael Verdi.
It was made possible with the generous support of Outh!nk. We'd like to give a big high five Dave Toole, Markus Sandy,
Jay Dedman, & Josh Kinberg for being our partners in crime. And one day we'd love to meet and give a big hug to all of our volunteer translators: Pepa (Español), Miguel (Português), Takayuki (日本語), Richard (Deutsch), Fabio, Enrico, & Alessandro (Italiano). Freevlog is a project of NODE101.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.5 License.